Frases

domingo, 4 de novembro de 2007

Qual a diferença entre apt-get e o aptitude?

A principal diferença entre os dois é que o controle de dependências dos pacotes é mais completo e sofisticado no aptitude do que o do apt-get.

Mesmo, no caso de se querer corrigir problemas no sistema, o aptitude é muito mais eficiente. Por exemplo, o apt-get instala o pacote e as suas dependências como o aptitude, mas para desinstalar/remover um pacote o apt-get desinstala apenas o pacote solicitado e deixa as dependências enquanto que o aptitude desinstala também as dependências do pacote.

Já relativamente à pesquisa de pacotes o apt-cache search gera muito mais resultados do que o aptitude search. Isto porque o comando apt-cache search nome_do_pacote procura pelo nome_do pacote tanto no nome do pacote como na sua descrição, enquanto que o comando aptitude search nome_do_pacote procura pelo pacote apenas no nome dos pacotes.

Por estes motivos convém seguir a regra: procurar um pacote com apt-cache search e instalá-lo com aptitude install. ;D

Por: jorgecabralpt

Um comentário:

Feitosa Gonçalves disse...

Muito obrigado!

Eu instalei o Ubuntu recentemente e tive e ainda estou tendo muitas dificuldades, uma delas certamente é entender o Terminal!

Pesquisando sobre a instalação de determinados programas vi essa variação aplitude/apt-get e não sabia do que se tratava...

Muito obrigado!