Frases

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Nautilus

Conforme o Sobre do Nautilus 2.32.0 português brasileiro:
"O Nautilus permite que você organize arquivos e pastas, armazenador em seu computador ou remotamente."


O comando "nautilus" o executa.
Para rodar aplicação como root via comando (ALT+F2)= "gksu nautilus" é o mesmo que "sudo nautilus" no terminal. Born to be root.

Eu sou adepto da utilização de atalhos de teclado porque como o próprio nome diz, agilizam as suas ações no uso do computador.
Seguem abaixo alguns fora do convencional e úteis para mim.

CTRL + H: mostra arquivos e pastas ocultas. É como fazer um "ls -a" só que mostrado em modo gráfico.
CTRL + S: serve para selecionar arquivos na pasta atual. Com a utilização de curinga você não vence o Batman mas seleciona arquivos que é uma beleza. Por exemplo: você quer excluir tudo que seja do formato executável do windows: CTRL+S; “*.exe”; enter.. aí SHIFT + DELETE pra garantir. Brincadeira.
CTRL + L: torna editável a barra de endereços.
CTRL + F: Busca.
CTRL + D: Duplicação. Coloca a pasta na qual você se encontra nos bookmarks, também chamados de marcadores ou favoritos.

O que são os bookmarks?
Sabe aquela barra lateral, na esquerda, – que pode ser ocultada/vista com F9 – e mostra pontos de montagem de discos, a home... Abaixo existem os documentos, fotos,videos... (aliás, nunca acesso) estes últimos são os bookmarks – que podem ser editados com o CTRL+B ou apenas com o mouse, podendo arrastar pastas para lá. Torna rápido o acesso aos diretórios que lá estão, em um clique, literalmente.

CTRL +1: ícones, miniaturas (thumbnails).
CTRL +2: lista com detalhes, inclusive expansão/recolhimento de diretórios
CTRL +3: lista sem detalhes, com colunas.

E o fantástico F3.
O F3: abre uma nova janela, na mesma janela, ou seja, abre outro local na mesma tela. Você pode navegar e arrastar de uma para outra. Mais usual que abas.
Ainda seguindo os atalhos você pode navegar por estes dois painéis com o F6.

Este é o meu primeiro post, gostaria que vocês comentassem. Não tive nenhuma experiência com trollagem e vocês provavelmente não me odeiam. Ainda.

2 comentários:

Sony Santos disse...

Adorei! Muito úteis esses atalhos! Uso o nautilus frequentemente, mas agora vejo que eu o subutilizava. Nunca pensei em me aprofundar em seu uso, ou que ele tinha esses recursos.

Gostei de todos os atalhos, mas, particularmente, gostei mais do CTRL+S, F3 e os bookmarks: não sabia que dava pra configurá-los. Nautilus, me aguarde... a produtividade vai aumentar.

Valeu!

@pitoow disse...

Pois é @Sony, pequenas dicas como essas, podem trazer um grande aumento da produtividade.

Show de bola.